Blog

Como melhorar da gripe mais rápido: Alivie os sintomas desconfortáveis com óleo essencial!

Quando o frio bate à nossa porta com baixas temperaturas, é comum que o vírus da gripe (também chamado de influenza) e resfriado contamine muitas pessoas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, anualmente, um gripe causa comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas. Em consequência disso, a indesejada falta de disposição e o desequilíbrio do organismo derruba como pessoas, afetando diretamente a produtividade do dia a dia. Isso acontece porque uma gripe vem acompanhada de sintomas desconfortáveis de diferentes formas em diferentes pessoas – dependendo diretamente do peso corporal, idade e atividades físicas diárias.

 

1. Quais os sintomas comuns da gripe e do resfriado? 

É importante você avaliar quais sintomas da gripe e do resfriado você está sentindo. Dentre os sintomas mais comuns , encontrados:

– Dores locais: nas articulações;
– No corpo: calafrios, desidratação, fadiga, febre, mal-estar, perda de apetite, rubor, dor no corpo ou suor;
– Sem nariz: congestão, nariz escorrendo e espirros;
– Na garganta: dor ou irritação; Tosse: com catarro, seca, forte ou leve;
– Também é comum: dor de cabeça, falta de ar, fraqueza muscular, inchaço dos gânglios, náusea ou pressão no peito;

Após os sintomas aparecerem, é comum como as pessoas recorrerem ao uso de medicamentos farmacológicos. No entanto, há maneiras de aliviar os sintomas mais rapidamente, através da aromaterapia com alternativas puramente naturais e saudáveis. Isso mesmo!

Você não precisará mais ficar indisposto durante dias para, então, obter uma melhora no seu corpo e, consequentemente, no seu bem-estar e na sua produtividade.

A aromaterapia então, surge como uma alternativa indispensável, que utiliza uma técnica natural com o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a combater diversas doenças.

2. O uso da aromaterapia no combate à gripes e resfriados

A busca pelas propriedades medicinais das plantas – ou seja, no combate às diversas doenças – é um meio de sobrevivência muito antigo, realizado através da extração das plantas para uso próprio ou em comunidade.

Através de estudos científicos, percebemos que no Brasil existem cerca de 200.000 mil espécies vegetais, e que, pelo menos metade, possui propriedades terapêuticas que são úteis para a população.

Alguns Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mensuram que 80% da população mundial buscou alternativas naturais – chás, ervas, óleos essenciais – na busca do alívio dos sintomas desagradáveis e dolorosos durante alguma doença específica.

Em um estudo realizado através de entrevistas com homens e mulheres, a gripe se destacou com um percentual de 15,38% como a principal doença que as pessoas recorrem às alternativas naturais para tratar os seus sintomas.

Diante disso, através do avanço de inúmeros estudos e acesso à informação, como alternativas naturais estão cada vez mais tomando espaço no combate às doenças e tornando-se uma opção frequente por profissionais da saúde, como por exemplo, nutricionistas, terapeutas, médicos homeopatas , terapeutas, entre outros.

 

3.  Óleo essencial contra gripes e resfriados : Óleo de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto (também chamado de globulus, radiata ) está se destacando na imediaticidade dos alívios na hora da gripe, além do custo-benefício em relação aos remédios farmacológicos e livre de efeitos colaterais indesejados.

Esse poderoso agente no combate à gripe e o resfriado é extraído diretamente da planta de eucalipto, carregando ricas propriedades medicinais . É comprovado como agente: Antiviral, antibacteriano, antiinflamatório, analgésico, supressor de tosse, purificador de ar, relaxante das dores musculares, e fortalece diretamente o sistema imunológico.

Oléo essencial da Zencial 

4. Como usar óleo de eucalipto no combate a gripes e resfriados?

O seu uso é super simples e prático! As principais formas do uso, são: Por meio da inalação do vapor do óleo essencial através do difusor pessoal, depositando de 3 gotas de óleo essencial para 2 litros de água.

Se você ainda não tem um difusor, não se preocupe! Você pode depositar o óleo essencial num recipiente com água quente e cobrir a sua cabeça com uma toalha, criando uma espécie de sauna, fechar os olhos e fazer a inalação do vapor por alguns segundos.

Além disso, o óleo essencial pode ser usado diretamente na pele – em pequena quantidade – 2 gotas no máximo – para massagear as áreas de tensão: as têmporas, nuca e o topo da cabeça realizando movimentos circulares. Para descongestionar o nariz, uma massagem no peito é bastante eficaz, sendo ótima para ser aplicada após o banho e antes de dormir.

 Resumo ilustrativo de como usar o óleo essencial

5. Como se prevenir da gripe e do resfriado e evitar contaminar outras pessoas?

Bem sabemos que quando a gripe afeta uma pessoa, não é necessário muito tempo para que as pessoas ao seu redor também estejam com algum dos sintomas desagradáveis ocasionados pelo vírus, através da sua rápida proliferação.

Por isso, quando o frio se aproximar, você pode adotar algumas atitudes práticas para a prevenção da contração do vírus. Como, por exemplo, evitando a aglomeração em ambientes fechados. 

Além disso, uma ótima alternativa é a ingestão de alimentos saudáveis para fortalecer o seu sistema imunológico e proteger o seu corpo e a ingestão de líquidos (a água como prioridade) para a hidratação do corpo, principalmente se houver febre, haverá desidratação do corpo.

O repouso também não pode ser dispensado nesse momento da doença, pois permite que o corpo use toda a sua energia para combater a doença. E se achar necessário, você pode utilizar uma bolsa de água quente nas dores musculares para o alívio da dor e o relaxamento do corpo.

Já para a inflamação na garganta, o gargarejo com água e sal é uma ótima alternativa para diminuir o desconforto na garganta, além de serem eficazes na remoção de secreções ali presentes.

É importante lembrar que existem razões pela contração do vírus que fogem do controle do cuidado das pessoas como, por exemplo, às constantes e bruscas mudanças climáticas e o ar seco.

Outro fator importante são os cílios dentro do nariz – que são responsáveis ​​por filtrar ou impedir que os microrganismos ataquem o corpo – que naturalmente se movem menos no inverno, facilitando a contração do vírus.

6. Resumindo: Não pense duas vezes!

Quando a gripe bater à sua porta, não pense duas vezes. Opte por alternativas naturais na aromaterapia ao invés do excesso de medicamentos farmacológicos, que podem causar efeitos colaterais indesejados no corpo e, em grande parte das vezes, o seu efeito não é imediato. 

Conforme vimos, além da imediaticidade do alívio nos sintomas da gripe do resfriado, o óleo essencial de eucalipto é uma alternativa saudável e que se destaca pelo seu custo-benefício. E lembre-se: Se os sintomas da gripe persistirem, o melhor é procurar um especialista.

Deixe um comentário