A liberdade de uma pele sem inflamações
O que é a acne e quais são as suas causas?
Apesar de parecer um mal que acomete somente adolescentes, a acne é muito mais comum do que se pode imaginar e afeta aproximadamente 9% da população mundial. Quem aí nunca passou por aquele desconforto de ter acne no rosto, ou até mesmo em outras partes do corpo?
De fato, acordar, olhar-se no espelho e dar de cara com aquela inimiga mortal da autoestima, não é nada agradável!
A formação da acne acontece após os poros entupirem (com resquícios de pele, sujeira e outras partículas) fazendo com que glândulas sebáceas produzam gordura para proteger a pele, mas, com os poros entupidos, a gordura fica acumulada, formando cravos. Quando há a inflamação destes cravos, formam-se as espinhas. Nesse caso, toda espinha já foi um cravo, mas nem todo o cravo se torna uma espinha.
A acne está relacionada a diversos fatores e o mais comum é o fator hormonal, mas é também bastante associada à alimentação e, muitas vezes, até emocional (como estresse, ansiedade entre outros fatores emocionais). A pessoa que tem acne, pode sofrer de uma ou mais dessas causas associadas à sua produção.
Um tratamento que se mostra efetivo no combate a acne é o uso dos óleos essenciais.
Finalmente uma saída: Os óleos essenciais no tratamento da acne
Mesmo que soe contraditório o uso de óleos essenciais para o cuidado e tratamento de acne (levando em conta origem da acne ser infecções ou inflamações das glândulas sebáceas na base dos pêlos), alguns óleos essenciais demonstram trazer benefícios para o seu tratamento.
Os óleos essenciais demonstram ser ótimos para o tratamento da acne, pois conseguem hidratar a pele na medida certa e impedir que haja o entupimento dos poros e formação de espinhas.
Sem contar que as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais atuam também na redução de hormônios associados ao estresse – um outro grande responsável pelo surgimento da acne – produzindo, assim, uma ação relaxante, além de anti-inflamatória e bactericida – outra grande causa da acne.
Alguns dos óleos essenciais mais indicados, por agirem como bactericidas, são os óleos essenciais de Tea Tree (ou Melaleuca) e Lavanda. Lembrando que o tratamento da acne através dos óleos essenciais não exclui os demais tratamentos dermatológicos.
Além disso, tenha em mente, que aliado ao uso dos óleos essenciais no tratamento da acne, o cuidado com a alimentação é essencial para que você obtenha bons resultados.
Os maiores vilões que contribuem na formação da acne são alimentos ultraprocessados, industrializados, principalmente com grande quantidade de gorduras e açúcares, além de alguns tipos chocolates (como aqueles que possuem maior quantidade de gordura e açúcar) e outros derivados do leite.
Sempre utilize uma combinação de tratamentos para um resultado mais efetivo contra a acne! Hábitos alimentares saudáveis, cuidados com a pele e cuidados com a sua saúde mental serão essenciais para resultados mais satisfatórios.

Óleos essenciais de Lavanda e Tea Three da Zencial
Óleo Essencial de Tea Tree (Melaleuca)
O óleo essencial de Tea Tree, ou Melaleuca, ajuda a prevenir as espinhas e reduz as cicatrizes que são deixadas pela acne, pois contém propriedades anti-inflamatórias e bactericidas, tendo grande importância para a medicina pelos seus efeitos comprovados.
Ele mostrou uma grande eficácia no uso contra acne em um estudo realizado no Irã e em um estudo semelhante na Austrália, utilizando como solução de 5% do óleo essencial e aplicado sobre a pele em formato de gel.
Você pode aplicar o óleo essencial de Tea Tree diretamente nas espinhas, com o auxílio de um cotonete, tendo um efeito secativo. Utilize dessa maneira por até três dias, lembrando que não é legal usar somente o óleo por todo rosto.
Outra maneira de uso pode ser misturando o óleo essencial de Tea Tree com mel orgânico. O mel também possui propriedades bactericidas, promove a recuperação da pele e pode ser um bom tratamento quando combinado com o óleo essencial de Tea Tree.
Caso você tenha a acne no peito, nas costas e em outras partes do corpo, você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de Tea Tree na água para eliminá-las. Além de garantir um banho com um aroma incrível e terapêutico!
Dessa maneira, o óleo essencial de Tea Tree é considerado o melhor aliado no controle da oleosidade. Servindo também como um secante natural de espinhas.
Óleo Essencial de Lavanda
O óleo essencial de Lavanda, um dos queridinhos da aromaterapia, tem uma grande função bactericida, combatendo diretamente as bactérias causadoras da acne.
Quando você usa o óleo essencial sobre a pele, ele ajuda a desobstruir os poros e reduzir a inflamação, causadora da acne. Ele também ajuda a clarear a pele e reduzir linhas de expressão, auxiliando no tratamento da acne.
Além disso, em um estudo realizado por japoneses foi possível constatar que o óleo essencial de lavanda estimula a síntese de colágeno.
A aplicação do óleo essencial diretamente na pele pode reduzir a inflamação, acelerando o processo de cicatrização de feridas. Dessa forma, seu uso no combate a acne atua na redução das inflamações e cicatrização das marquinhas deixadas por ela.
Apesar de considerar como causadoras da acne apenas as bactérias e o excesso de oleosidade, ela é principalmente uma condição inflamatória.
Alguns estudos, realizados em ratos, demonstram que o processo de cicatrização das feridas com o uso do óleo essencial de Lavanda é bem eficaz. Isso reflete no uso contra acne, pois auxilia na rápida cicatrização das feridas e, com elas curadas, sua pele ficará lisinha, evitando marcas e cicatrizes.
O uso tópico do óleo essencial de Lavanda é muito recomendado, embora não seja indicado a todos. O ideal é realizar um teste em uma parte pequena da sua pele e verificar se há algum tipo de reação (estudos demonstram que em apenas 2% dos casos ocorre essa reação).
Sempre importante ressaltar que o óleo essencial de Lavanda possui propriedades bactericidas, anti-inflamatórias e no combate a ansiedade, auxiliando a reduzir a acne, acalmar e hidratar profundamente a pele.
Processo de extração dos óleos essenciais
Como você pode utilizar os óleos essenciais no combate a acne?
Você pode diluir os óleos essenciais em creme neutro, ou gel neutro, ou óleo de jojoba (um óleo muito recomendado a uso em pele acneica) e passar pela superfície da pele.
A medida utilizada pode ser 14 gotas de Tea Tree (ou Melaleuca) em 200ml de jojoba.
Também é possível usar os óleos essenciais com argila preta, ou verde, as quais auxiliam na remoção de toxinas da pele. A medida usada normalmente são 3 gotas para cada colher de argila.
Busque sempre diluir os óleos essenciais, não aplicando diretamente sobre a pele – a não ser como uso pontual e secativo de espinhas com o Tea Tree (coloque sobre a espinha com o auxílio de um cotonete).
E você, já sabia que poderia usar óleos essenciais também nos cuidados com a pele e tratamentos contra a Acne?