Uma introdução à aromaterapia
A aromaterapia é considerada uma técnica (ou prática) terapêutica que faz uso de diferentes óleos essenciais como alternativa natural para o tratamento de doenças que já estão instaladas. Também, atua na sua prevenção através da atuação dos benefícios dos óleos essenciais no organismo, proporcionando bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida.
A revista “A Just Naturally Healthy” dos Estados Unidos diz que os óleos essenciais são especialmente adequados para atravessar a barreira hematoencefálica para acessar e curar o cérebro, pois podem ser absorvidos de forma rápida. Além disso, podem interagir com os receptores no sistema nervoso central para ajudar no combate às doenças.
A aromaterapia é reconhecida e indicada pelos profissionais da saúde e vem ganhando destaque através dos estudos científicos comprovando a eficácia do seu uso e, claro, através da experiência de inúmeras pessoas que já adotaram essa prática no seu cotidiano e experimentam a qualidade de vida como uma realidade atual.
Optar pela aromaterapia torna as pessoas livres dos efeitos colaterais provocados pelos remédios farmacológicos. O uso frequente – ou seja, o excesso – dos medicamentos podem causar prejuízos graves para o funcionamento dos órgãos do corpo humano. No estômago, por exemplo, causa irritação, e nos casos mais graves, auxilia no desenvolvimento de úlceras.
No fígado – responsável por metabolizar os remédios – pode ocorrer intoxicação hepática e no rim – responsável por realizar a excreção – pode ocasionar intoxicação hepática e insuficiência renal.
Apesar dos remédios ajudarem a amenizar as dores, eles estão causando internamente um desequilíbrio no organismo acarretando uma série de problemas futuros. Portanto, sempre que possível, recomendamos o uso da aromaterapia e dos seus meios naturais para suprir as necessidades do seu corpo e da sua mente.
O que são os óleos essenciais?
Os óleos essenciais são substâncias voláteis que podem ser encontradas em todas as partes da planta: nas suas raízes, tronco, casca, folhas, flores, frutas e resinas. Os seus princípios ativos são diversos a depender de suas origens.
Além disso, os óleos essenciais são altamente concentrados. Quando nós pensamos na quantidade que uma gota representa em outros líquidos quaisquer, a sua significância é praticamente mínima, por exemplo, uma gota de suco, refrigerante ou água. Porém, uma gota de óleo essencial é equivalente de 24 a 28 xícaras de chá, dependendo do seu aroma. Dá pra imaginar? Apenas um frasco de óleo essencial utilizado com frequência é capaz de durar meses.
Agora que você já conhece sobre o universo da aromaterapia e dos óleos essenciais, vamos ao nosso óleo preferido pelo público: o óleo essencial de lavanda.
Óleo Essencial de Lavanda: Sua origem e seus principais benefícios
A química Beatriz Alves — estudiosa sobre a planta lavanda — nos conta que ela pertence à família Lamiaceae e é encontrada em arbustos de aproximadamente 60 cm de altura, suas folhas são estreitas e a planta apresenta pequenas flores azuis. O seu cultivo é predominante no Sul da França, mas atualmente o seu plantio e cultivo já se disseminou internacionalmente. Afinal, quem não conhece a lavanda?
O óleo essencial de lavanda é muito popular na memória das pessoas que experimentaram esse aroma. Não é mesmo? Seja para lembrar de um banheiro cheiroso que acabou de ser limpo ou dos aromatizadores de ar que proliferam pela casa trazendo aquela sensação de lar.
Por trás do seu aroma gostoso, é oferecido uma gama de finalidades terapêuticas, sendo comprovada a sua eficácia nos tratamentos de distúrbios neurológicos e psicológicos. Conhecido pela sua extrema versatilidade para promover uma saúde revigorante e uma mente limpa e tranquila, vamos conhecer alguns dos seus benefícios:
Óleo Essencial de Lavanda da Zencial
Combate à insônia melhorando a qualidade do sono
Após o desenvolvimento de muitos estudos, foi comprovado que o Óleo Essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia) impacta o sistema nervoso com as suas propriedades relaxantes que acalmam o sistema límbico – a parte do cérebro que controla as emoções – devido a presença do Linalol, Mirceno, Limoneno e do Acetato de Linalila. Através da sua ação relaxante é possível desfrutar de uma noite de sono tranquila e saudável.
Você pode utilizar o óleo essencial colocando algumas gotas de óleo essencial no travesseiro, inalando através do auxílio de Difusores Portáteis ou massageando diretamente na pele nas áreas de tensão para induzir o relaxamento.
Redução e prevenção de transtornos de ansiedade e depressão
Estudos científicos em 2014 — através de experimentos com pacientes depressivos — tiveram a sua pesquisa concluída com impacto positivo, considerando o uso do óleo essencial de lavanda como uma possível terapia complementar no uso de transtornos de ansiedade e depressão.
A lavanda é capaz de atuar diretamente no Sistema Nervoso, através das suas propriedades sedativas, neuroprotetoras e ansiolíticas. Portanto, é capaz de provocar a calma e tranquilidade podendo reduzir e, até mesmo, prevenir transtornos de ansiedade e depressão.
Você pode utilizar o óleo essencial por meio da inalação com o auxílio dos Difusores Portáteis. A proliferação no ambiente fará com que você inale os benefícios da lavanda.
Auxílio na redução e prevenção das dores de cabeça
Conforme nós falamos, o óleo essencial de lavanda possui ativos que induzem o relaxamento do corpo e da mente, aliviando a tensão, o cansaço e o estresse. A lavanda, então, age como um sedativo natural direto no sistema límbico, amenizando as dores de cabeça e enxaqueca.
Você pode utilizar uma gota de óleo essencial para massagear as suas áreas de tensão: nos músculos da nuca, pescoço e/ou têmporas.
Combate contra peles oleosas e acneicas
Pelas suas propriedades tônicas, anti-inflamatórias, adstringentes e cicatrizantes, o óleo essencial de lavanda tem a capacidade de beneficiar a pele de várias maneiras diferentes. Como por exemplo, na redução da oleosidade e das acnes, além de ajudar a clarear a pele e reduzir as rugas e linhas de expressão.
Você pode fazer a mistura de uma gota de óleo essencial em um creme que é do tipo específico da sua pele (seca, mista ou oleosa).
Use e abuse!
Diante de tantas qualidades e de tudo o que foi falado acima, com certeza, com o uso do óleo essencial de lavanda e os seus inúmeros benefícios, você alcançará uma qualidade de vida melhor — através da saúde física e emocional — para você e, consequentemente, para as pessoas ao seu redor.