Blog

Óleo Essencial de Melaleuca: Origem, propriedades e benefícios

Você já parou para pensar que em uma planta comum da natureza é possível extrair um óleo tão poderoso e eficaz para diferentes finalidades, buscando a saúde e bem-estar do seu corpo e da sua mente? Afinal, porque você vai conviver com doenças específicas sendo que existe uma solução natural e pura para ela?

Era exatamente isso que os povos antigos provavam ao utilizar a melaleuca para curar as suas feridas, evitando as inflamações dos cortes e, além disso, se deliciavam com o uso da planta para os banhos relaxantes.

A planta possuía propriedades tão ricas que não demorou muito para que os óleos essenciais pudessem estar dentro das nossas casas curando as dores musculares, combatendo o mau hálito, ajudando no tratamento de acnes e tantos outros benefícios!

Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o óleo essencial de melaleuca!

 

Uma introdução ao universo dos óleos essenciais

Antes de conversarmos sobre o óleo essencial de melaleuca, é importante entender em qual universo os óleos essenciais são encontrados e qual o motivo por trás do crescimento do seu uso desde os povos antigos até os dias atuais, crescendo dia após dia.

Não é de hoje que as doenças estão presentes, seja com você, familiares ou conhecidos, não importa, em algum momento você já se deparou com ela. As doenças podem ter caráter emocional ou puramente físico, mas o que muitos não param para refletir é que antes de uma doença tomar uma proporção significativa, a doença começou apenas com um simples sintoma.

Por vezes, as pessoas recorrem aos remédios farmacológicos em busca de cura, porém os remédios fornecidos possuem inúmeros efeitos colaterais que trarão consequências negativas para outras partes do corpo, como o próprio nome já diz, ele apenas remendou o problema. Basta ir na bula do remédio que você toma e encontrar em letras minúsculas “efeitos colaterais.”


Em busca de alternativas saudáveis, não apenas para curar as doenças já existentes, mas também como forma de prevenção, surge a aromaterapia, o universo dos óleos essenciais.

A aromaterapia é uma técnica natural que utiliza o aroma e as partículas liberadas por diferentes óleos essenciais para estimular diversas partes do cérebro,
com uma proposta distinta dos remédios da indústria farmacêutica, os óleos essenciais são fontes naturais e saudáveis para o corpo, livre dos efeitos colaterais.

Não é maravilhoso saber que em uma planta da natureza, é possível extrair um óleo essencial extremamente concentrado que é capaz de ajudar na qualidade de vida e bem-estar?

Em um frasco contém um líquido rico em propriedades terapêuticas que impulsionam as pessoas a cultivarem a sua saúde física e mental e não apenas quando a dor é detectada, mas também prevenindo com que ela inicie e se desenvolva.

A eficácia dos óleos essenciais em diferentes finalidades

Diversos estudos avançam comprovando a eficácia dos resultados dos óleos essenciais com diversas finalidades. Por exemplo, o óleo essencial de lavanda induz o estímulo à síntese de colágeno. Além, é claro, do que já popularmente conhecido, como o relaxamento do sistema límbico – parte do cérebro que controla as emoções, também agindo ativamente contra a ansiedade e depressão.

O óleo essencial de alecrim, também conhecido como o óleo essencial dos estudantes, pois age no aumento da capacidade de concentração, foco e memória. Sendo indispensável para momentos que exigem produtividade a atenção plena no momento presente.

Antes dos estudos científicos avançarem confirmando a veracidade dos benefícios dos óleos essenciais através das suas propriedades, os óleos essenciais eram utilizados pelos povos antigos para diversas funções. O óleo essencial eucalipto, por exemplo, possui um efeito calmante sobre o corpo e mente, auxiliando na circulação sanguínea e ajudando a combater dores musculares.

Existem atualmente comunidades enormes com pessoas que incluem os óleos essenciais como parte da sua rotina como, por exemplo, a modelo Gisele Bundchen, que incluiu os óleo essencial de hortelã-pimenta para as dores de cabeça.

A aromaterapia, em alguns casos, é usada como tratamento complementar pelos profissionais da saúde. É importante lembrar que para doenças específicas é necessário consultar um profissional especializado para avaliar qual a sua necessidade e orientar você da melhor forma possível.
Agora, vamos mergulhar no universo do óleo essencial de melaleuca!


Óleo Essencial de Melaleuca: Origem e propriedades 

O óleo essencial de melaleuca (também conhecido como tea tree) é retirado da planta melaleuca alternifolia. A planta melaleuca pertence à família botânica Myrtaceae e é originária da Austrália, mas atualmente já é cultivada ao redor do mundo: na Ásia, Europa e na América do Sul.

É uma planta muito popular e há registros que ela era utilizada desde a antiguidade pelos povos aborígenes para passar nas feridas para o alívio imediato da dor. Atualmente, já encontramos comprovações também sobre a sua ação antibacteriana que auxilia no combate às infecções. Além de acelerar o processo de cicatrização da ferida e reduzir a inflamação do local.

A planta também era utilizada nos momentos de banho dos povos antigos, uma vez que ela provoca o relaxamento do corpo. Sabe aquela banheira com espuma e com flores cheirosas que relaxam a sua mente e o seu corpo? Um verdadeiro banho terapêutico. Curioso, hein?

As suas propriedades principais são: antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, antissépticas e analgésicas. A essência da planta melaleuca exala essas propriedades terapêuticas e permite com que a saúde das pessoas seja beneficiada por meio disso.

 

Óleo Essencial de Melaleuca: Principais benefícios para a saúde 

1. Repelente natural contra insetos. 

Você provavelmente já utilizou inseticidas de farmácia ou mercados para proteger a sua pele das picadas de insetos, certo? Além da sua composição ser muito forte, o cheiro não é nada agradável.

As propriedades antibacterianas e antifúngicas do óleo essencial de melaleuca permite com que ele seja muito eficaz na desinfecção de bactérias e também como repelente natural. Os seus benefícios também impedem o crescimento de parasitas desagradáveis como, por exemplo, os piolhos e carrapatos. Além de ter um aroma mais leve, mentolado e agradável.

 

2. Alívio das dores

As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas agem no corpo, aliviando as dores. Sabe aqueles exercícios mais pesados que você fez na academia quando o verão estava se aproximando e no dia seguinte acordou com uma “ressaca de academia”? Uma boa notícia: O óleo essencial de melaleuca pode ajudar você.

Além disso, ele também é usado nas dores musculares em casos de gripes e até mesmo na tensão provocada pelas dores de cabeça. É comum a dor de cabeça se manifestar junto com a tensão na região da nuca ou nos ombros, o óleo essencial de melaleuca auxilia no alívio imediato da dor.

A sua ação acontece através do aumento da circulação sanguínea, acelerando a cicatrização do local com a dor e aumenta a taxa de novos tecidos e no crescimento celular.

3. Combate ao mau hábito

O mau hálito (também chamado de halitose) pode ser desencadeado pela falta de higiene bucal ou problemas de saúde como, por exemplo, o acúmulo de placas bacterianas, tártaros no dente e cáries. Além disso, a má escovação dos dentes e o uso de cigarros também são alguns fatores que desencadeiam o mau hálito, sinalizando um quadro ruim na saúde bucal.

Após alguns desses sintomas, você está sendo sinalizado pelo seu corpo que a sua saúde bucal exige maior atenção e cuidado, logo, é necessário adotar métodos que ajudem você a combater os problemas bucais.

As propriedades antissépticas e antibacterianas do óleo essencial de melaleuca ajudam a combater os micro-organismos que se instalam na região da boca, por isso, pode ser utilizado para essa finalidade.

4. Tratamento de acnes

A acne está relacionada a diversos fatores e o mais comum é o fator hormonal, mas é também bastante associada à alimentação e, muitas vezes, até emocional (como estresse, ansiedade entre outros fatores emocionais). A pessoa que tem acne, pode sofrer de uma ou mais dessas causas associadas à sua produção.

A Revista Brasileira Multidisciplinar (ReBram) se aprofundou nos estudos em torno do “óleo de melaleuca para tratamento da acne” e chegou a conclusão que este óleo é uma alternativa viável para o combate à acne, pois possui características antimicrobianas, antifúngicas e anti-inflamatórias, comprovando a sua eficácia.

Definitivamente, o óleo essencial de melaleuca é um óleo indispensável para você ter em casa, pois é um produto multifuncional. Além dos benefícios citados acima, eles podem ajudar você com queimaduras, caspas, assaduras em bebês etc. Isso só é possível, pois a sua planta possui múltiplas propriedades para a saúde do corpo. 

Por que comprar na Zencial?

A fidelidade das propriedades dos óleos essenciais definirá a qualidade do produto para a eficácia dos benefícios apresentados acima. Os óleos essenciais da Zencial são testados e certificados pela Ansiva, sendo 100% puros e livres de contaminantes. São os testes verificados que garantem a qualidade e a pureza de nossos óleos essenciais.

Deixe um comentário