Se você nos acompanha aqui há algum tempo, já sabe o quanto apaixonados pelo universo da aromaterapia – uma técnica que utiliza os óleos essenciais e as suas inúmeras propriedades para o cuidado do bem-estar físico e emocional.
Inclusive, muitas doenças que estão cada vez mais ganhando destaque ao nosso redor, nas televisões e nas redes sociais, por exemplo, a ansiedade, depressão, insônia e enxaquecas encontram o seu espaço de redução, cura e prevenção na aromaterapia. Fascinante, né?
A possibilidade de substituir remédios farmacológicos por alternativas naturais, puras e veganas através dos óleos essenciais nos proporciona mais segurança e controle em relação ao que estamos ingerindo no nosso corpo.
Além disso, como se não bastante o universo de possibilidades medicinais que os óleos essenciais nos oferecem através das plantas e suas propriedades, eles também ganham espaço no meio cosmético, especificamente o seu uso para a pele.
A pele é o maior órgão do corpo humano e a sua primeira proteção contra os agentes externos que o seu corpo está exposto Sendo assim, precisa de todos os cuidados necessários, além de mantê-la esteticamente bonita.
Através dos conhecimentos abordados nesse artigo, você nunca mais será refém dos produtos industrializados que possuem aditivos. Os aditivos artificiais são pouco seguros, pois não há formas de você comprovar se o que está descrito no rótulo é, de fato, a verdade sobre o produto. Mas então, vamos lá!
Qual o óleo essencial ideal para a sua pele?
1. Óleo essencial de Melaleuca
O Óleo Essencial de Melaleuca (também chamado de tea tree) é extraído da planta Melaleuca Alternifolia. O óleo de melaleuca é um dos óleos essenciais mais utilizados pela sua variedade de propriedades, são: antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, germicidas, antibacterianas e anti-inflamatórias.
As propriedades anti-inflamatória e antibacteriana auxiliam em casos de acne, para prevenir ou amenizar quando a acne já estiver exposta no rosto e na redução do excesso de oleosidade.
Ele pode ser utilizado em diferentes etapas do cuidado da pele: no momento da higienização do rosto e antes da aplicação do filtro solar ou da maquiagem.
2. O Óleo Essencial de Lavanda utilizado nos cosméticos é obtido das espécies Lavandula angustifólia e Lavandula Latifólia.
Pode ser utilizado tanto nas peles oleosas e mistas quanto nas secas. A sua propriedade antioxidante previne o envelhecimento precoce; a adstringente equilibra as glândulas sebáceas e a cicatrizante auxilia na ação antisséptica e anti-inflamatória.
Como você percebeu, o óleo essencial de lavanda tem a capacidade de beneficiar a pele de várias maneiras diferentes. Além disso, é capaz de acalmar a pele de queimaduras do sol devido às suas propriedades calmantes.
3. O Óleo Essencial de Alecrim
O Óleo Essencial de Alecrim é retirado diretamente da folha de alecrim e é recheado de inúmeras propriedades. São elas: Antioxidante, anti-inflamatória, antimicótica, antimicrobiana, cicatrizante e analgésica.
Devido às suas inúmeras propriedades, não demorou muito para o óleo essencial de alecrim ganhasse destaque nos seus benefícios para a pele. Ele é utilizado para peles oleosas ou acneicas. Age estimulando a circulação periférica e proporciona uma limpeza profunda da pele, relaxando e refrescando-a.

Óleos essenciais da Zencial
Diferentes formas de usar os óleos essenciais para o rosto
Misturando o óleo essencial com outro óleo de apoio. Para utilizar os óleos essenciais no rosto, você precisará de um óleo vegetal ou géis naturais para auxiliar para realizar a mistura de ambos, pois os óleos essenciais são altamente concentrados na sua essência. Os óleos de apoio mais usados são o óleo de coco e argan. Fica a seu critério!
Misturando o óleo essencial com um creme. Além de utilizar os óleos de coco ou de argan (ou outros de sua preferência), você também pode usar cremes faciais, preferencialmente de base neutra, pois é necessário manter os óleos puros ao aplicar no rosto.
Utilizando a argila como apoio. Na etapa da limpeza, é muito comum a utilização de argilas junto com os óleos essenciais. As argilas eliminam toxinas, suavizam e regeneram a pele e controlam a oleosidade. Sendo assim, a combinação da argila com os óleos essenciais é perfeita!
Impossível não começar a cuidar melhor da nossa pele depois de todas essas dicas, não é mulherada?
Oi gostaria de saber se é bom pra olheiras??
Oi, tudo bem?
O mais indicado seria o óleo vegetal de rosa mosqueta, ele é um dos mais usados para cuidados com a pele.
Ele tem muitas propriedades antioxidantes e vitaminas! Ajuda a nutrir a pele, hidratar e também clarear as áreas onde ele é aplicado.
Modo de usar:
1) Limpar a área que será aplicada;
2) Aplicar 2 ou 3 gotas na ponta do seu dedo;
3) Colocar nas olheiras;
4) Massagear em movimentos circulares;
Obs: cuidado para não ir próximo aos olhos 🙂
Good post. I learn something totally new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It will always be helpful to read content from other writers and practice a little something from other websites.