Blog

Saúde e beleza dos cabelos: 3 óleos essenciais ideais


As quedas capilares, diminuição do crescimento dos fios, excesso de oleosidade e caspas são apenas alguns dos fatores que revelam um couro cabeludo desequilibrado e nada saudável. São diversos fatores que podem desencadear estes problemas: alimentação, alterações hormonais, estresse, excesso de vitaminas etc. 

É muito comum as pessoas comprarem inúmeros produtos capilares, sem ter a total transparência sobre as suas reais composições e acabar prejudicando ainda mais o couro cabeludo e os fios. Por isso, indicamos que você sempre opte por produtos que sejam totalmente naturais e puros, como por exemplo, os óleos essenciais.

Por isso, vamos apresentar para vocês 3 óleos essenciais que vão transformar a saúde do seu couro cabeludo e, consequentemente, dos seus fios.

Aromaterapia e os óleos essenciais

A aromaterapia é considerada uma técnica (ou prática) terapêutica que faz uso de diferentes óleos essenciais como alternativa natural para o tratamento de doenças que já estão instaladas e, claro, também atuando na sua prevenção. Além disso, os óleos essenciais ganharam um amplo espaço nos cosméticos como forma de autocuidado, uma vez que os seus tratamentos são mais seguros, naturais e eficazes, gerando mais segurança nos seus consumidores.

Além disso, esta área é reconhecida e indicada pelos profissionais da saúde e vem ganhando destaque através dos estudos científicos comprovando a eficácia do seu uso. Além do relato da experiência de inúmeras pessoas que já adotaram essa prática no seu cotidiano e experimentam a qualidade de vida e o bem-estar proporcionado pelos óleos essenciais.

Mas afinal, o que são os óleos essenciais?

Eles são substâncias líquidas extraídas e armazenadas das plantas, ou seja, são de origem vegetal. A sua composição é totalmente natural e pura com inúmeros princípios ativos originados das plantas na qual foram extraídos. Não é de hoje que os benefícios das plantas são conhecidos e utilizados, esta prática foi adotada há muitos anos pelos povos antigos.

Como por exemplo, na Grécia, os estudantes colocavam a planta de alecrim dentro dos seus cabelos presos enquanto estavam estudando para as provas, pois alegavam que o alecrim os ajudava na concentração e foco, além de melhorar a sua capacidade de memorizar. Tal afirmação já é comprovada pela ciência, de fato o alecrim estimula o sistema nervoso, provocando a clareza mental. Não é à toa que ele é conhecido como o óleo essencial dos estudantes.

Além disso, estudamos que na antiguidade os povos utilizavam a planta melaleuca para passar em cima dos ferimentos e machucados com o objetivo de evitar infecções indesejadas. Esta planta além de ajudar no processo de cicatrização, ainda possui propriedades analgésicas diminuindo as dores no local.

Conforme percebemos, não é de hoje que as propriedades das plantas são famosas pelos seus benefícios. Através de um processo de extração, os óleos essenciais surgem para facilitar o nosso dia a dia com o seu uso. Além disso, o óleo essencial é altamente concentrado e potente em seus efeitos imediatos e, é claro, isso aumenta a sua durabilidade e o seu custo-benefício, pois é necessário poucas gotas para obter os resultados desejados.

Agora que já entendemos a importância da aromaterapia e dos óleos essenciais para o nosso cotidiano, vamos juntos embarcar nessa jornada de como obter cabelos transformados com o uso dos óleos essenciais e como podemos utilizá-los ao nosso favor!

3 alternativas naturais e puras para a saúde dos cabelos

1. Óleo Essencial de Alecrim

O Alecrim (também conhecido por Rosmarinus) é nativo da região europeia do Mediterrâneo. Esta planta é utilizada há muitos anos pelos povos antigos. Eles utilizavam em receitas culinárias, em rituais religiosos e também na medicina natural.

As suas principais características são: anti-inflamatória, antimicótica, antimicrobiana, cicatrizante, analgésica, refrescante, anticaspa, estimulante mental, digestiva e anti-séptica.

A queda dos cabelos pode ser causada por diversas razões, por exemplo, excesso de estresse, alterações hormonais, excesso de vitaminas etc. Além destes fatores, um dos mais comuns é a exposição do nosso couro cabeludo aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células, degeneração do folículo capilar e a queda capilar.

O Óleo Essencial de Alecrim é rico em propriedades antioxidantes, que permitem a eliminação dos radicais livres, além de estimular os folículos pilosos e tratar o bulbo capilar. Desta forma, é possível o crescimento dos fios de maneira livre e saudável. 

Este óleo também é eficaz no tratamento da oleosidade sem provocar o ressecamento do couro cabeludo. Com a oleosidade tratada, as caspas também são combatidas eliminando a coceira e a irritação do couro cabeludo. Liberdade no couro cabeludo e nos fios!


Óleo Essencial de Alecrim da Zencial

2. Óleo Essencial de Lavanda

A lavanda pertence à família Lamiaceae e é encontrada em arbustos de aproximadamente 60 cm de altura. O seu cultivo é predominante no Sul da França, mas atualmente o seu plantio e cultivo já se disseminou internacionalmente. Afinal, quem não conhece a lavanda?

Os gregos e egípcios utilizavam a lavanda como perfume natural e para ungir a cabeça. As propriedades mais populares são o efeito analgésico, sedativo, anti-depressivo (também em casos de ansiedade e estresse), anti-séptico, bactericida e anti-inflamatória.

Após o desenvolvimento de muitos estudos, foi comprovado que o Óleo Essencial de Lavanda impacta o sistema nervoso com as suas propriedades relaxantes que acalmam o sistema límbico – a parte do cérebro que controla as emoções.

Conforme nós citamos, uma das principais causas das quedas capilares são o estresse e ansiedade do cotidiano. Quando você experimenta as propriedades tranquilizantes da lavanda, as suas emoções encontram calma e um respiro e, consequentemente, os fios recebem diretamente essa resposta do corpo.

Além disso, as propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antimicrobianas ajudam no tratamento das caspas secas do couro cabeludo que causam as coceiras. Ele também é utilizado para evitar os piolhos.

Óleo Essencial de Lavanda da Zencial

3. Óleo Essencial de Melaleuca

O Óleo Essencial de Melaleuca (também conhecido como tea tree) é extraído da planta melaleuca alternifolia e é utilizado desde a antiguidade pelos povos antigos. As suas principais propriedades são antissépticas, antifúngicas, parasiticidas, antibacterianas e anti-inflamatórias.

Ele provoca uma limpeza profunda no couro cabeludo, limpando a raiz e eliminando todos os resíduos. Isso ajuda na regeneração do couro cabeludo e na desobstrução dos folículos capilares, diminuindo a coceira e descamação no couro cabeludo.

Além disso, ele promove nutrição e hidratação capilar para o couro cabeludo e os fios, pois através da sua limpeza profunda, ele permite que os nutrientes naturais consigam atingir toda a região do couro cabeludo.

As suas propriedades anti-inflamatórias também tratam as inflamações do couro cabeludo, por vezes provocadas por procedimentos químicos.

Óleo Essencial de Melaleuca da Zencial

Diferentes formas de como usar os óleos essenciais:

  1. Coloque duas gotas na palma das suas mãos, espalhe nos seus dedos e passe as mãos sobre os seus fios, evite passar diretamente no couro cabeludo. Se for necessário acrescentar mais uma gota de óleo essencial pela quantidade de cabelos que você possui, não há problemas.
  2. Misture de 2 a 3 gotas de óleo essencial em um óleo vegetal de base neutra – indicamos o óleo de coco que é super recomendado para usar nos cabelos e aplique nos seus fios, evite passar no couro cabeludo. Deixe hidratando por algumas horas até sentir que os seus fios filtraram a mistura.
  3. Coloque 10 gotas de óleo essencial em 100ml de shampoo (de preferência neutro). 
Diferentes formas de usar os óleos essenciais

Além dos cabelos, quais os outros benefícios destes óleos essenciais?

E é claro que os benefícios não param apenas nos cabelos…

Apesar do seu objetivo ser ter cabelos transformados e saudáveis, você pode utilizar o mesmo óleo essencial com diferentes finalidades.

Por exemplo, o Óleo Essencial de Alecrim, além de melhorar a saúde do seu couro cabeludo e dos seus fios, ele também aumenta o foco, concentração e memória, popularmente conhecido como o óleo essencial dos estudantes.

Além disso, ajuda no rejuvenescimento facial através das suas propriedades antioxidantes, pois elas permitem que seja reduzido a concentração de radicais livres e, consequentemente, reduz os danos da pele. Sendo assim, as manchas e rugas podem ser prevenidas com o seu uso.

Já o Óleo Essencial de Lavanda, combate fortemente a insônia, ansiedade e dores de cabeça e enxaquecas através da inalação ou de massagens nos locais de tensão. As suas propriedades analgésicas e sedativas trabalham diretamente para a redução das dores, além do seu efeito anti-depressivo conhecido por ajudar as pessoas a recuperarem a saúde mental.

O
Óleo Essencial de Melaleuca possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, que ajudam de forma eficaz na desinfecção de bactérias e também como repelente natural. Além de ser mais eficiente do que os sprays pela sua formulação natural, o seu aroma é mais suave e agradável. Além disso, as suas propriedades antissépticas ajudam a combater os micro-organismos que causam os problemas bucais, como por exemplo, o mau hábito, cáries etc.

Por que comprar na Zencial?

A fidelidade das propriedades dos óleos essenciais definirá a qualidade do produto para a eficácia dos benefícios apresentados acima. Os óleos essenciais da Zencial são testados e certificados pela Ansiva, sendo 100% puros e livres de contaminantes. São os testes verificados que garantem a qualidade e a pureza de nossos óleos essenciais.

Deixe um comentário